História

A APSA nasceu da vontade de um grupo de populares que pretendeu apoiar as crianças e famílias, que depois das grandes cheias de 1969, tiveram maiores dificuldades e enfrentaram a necessidade de trabalhar longe de casa. Assim, depois de conseguirem alugar uma casa para o efeito (uma cave) e da regularização da parte burocrática e legal, o espaço foi adaptado a Jardim de Infância abrindo no inicio de 1971, para cerca de 40 crianças.

Em 1975 foi alargada a oferta e foi possível abrir a Creche num outro edificio arrendado, ainda nesse ano, por ocasião do 25 de Abril, a Direção da APSA em exercício e um grupo de pais, ocuparam um edifício desabitado na Quinta da Várzea, para onde foi transferido, em 1977, o Jardim de Infância, que ficou assim com uma capacidade para 75 crianças.

Assim no ano a seguir, em 1978, nas anteriores instalações do Jardim de Infância, passou a funcionar o ATL da Escusa.

Em 1989 foi aberto o ATL da Marquesa, para dar apoio a escola primária da Marquesa.

A degradação e exiguidade das instalações da Creche e Jardim de Infância levaram a que se ambicionasse um novo edifício, construído de raiz para o efeito. Depois de um esforço conjunto entre a APSA, a CMVFX e o Ministério da Administração do Território, foi aprovado um projeto subsidiado pelo PIDDAC, nascendo assim o novo edifício para onde foram transferidos, em Outubro de 1997, o Jardim de Infância e Creche e nas antigas instalações da Creche passou a funcionar o Berçário, alargando a oferta a mais 13 vagas para crianças em idade de Creche.

Em 2009 a APSA apostou na aquisição de monoblocos para que o ATL passasse a funcionar num único local, uma vez que até à data o mesmo funcionava em dois edifícios distintos: na Escusa e na Marquesa. Aproveitando o espaço da Marquesa, que foi cedido pela CMVFX, através de Protocolo de Cedência de Espaço Municipal, e no sentido de responder às necessidades das famílias das crianças que ingressaram no 2º ciclo, apostou-se no prolongamento do ATL com a criação da Sala de Estudo, tendo para tal adaptado as antigas instalações do ATL da Marquesa à forma de trabalhar por parte das crianças desta idade, equipando o espaço com todo o material inerente que permitisse o bom desenvolvimento das atividades lúdicas, pedagógicas e curriculares.

Em 2010 tivemos a reconversão do espaço do edifício principal onde funcionava a secretaria, posto médico e gabinete da psicóloga no espaço para o Berçário, no sentido de torná-lo num espaço que permitisse o cumprimento das normas exigidas por lei para esta valência.

Assim sendo todas as valências passaram a funcionar no Edifício Principal, com as instalações projetadas para proporcionar uma resposta de qualidade ao nível dos espaços, materiais e equipamentos.

Existiu posteriormente, a construção de um novo edifício para funcionamento da secretaria, encontrando-se o mesmo dividido nas seguintes áreas:

  • Serviço Administrativo-financeiro e atendimento,
  • Coordenação Técnica e Pedagógica
  • Arquivo contabilístico mais recente e arquivo geral
  • Sala de Direcção
  • Sala Polivalente.